21 de outubro de 2016

Outubro Rosa



Coisas de quem ama, e quem ama cuida!!!

Oi gente linda blz? Hoje venho tratar de um assunto muito sério, é que poucas pessoas tratam e veem esse assunto com a seriedade que deveria ter, “o câncer de mama”.  Ainda hoje existe pessoas que não sabem o significado do outubro rosa, acham que é meramente para enfeitar prédios e embelezar uniformes, mas para quem não sabe sinto muito em informar que não e isso não. Outubro rosa, é um mês que simboliza a luta contra o câncer de mama, essa data é internacional, mundial. Este movimento começou nos estados unidos, pois havia em diversos estados ações isoladas no mês de outubro sobre o câncer de mama, posteriormente em congresso americano houve aprovação do mês de outubro ser o mês de prevenção.


Assim começou a história do outubro rosa, daí para cá, muitas entidades é empresas adotou a ação e estimulam a prevenção com palestras, corridas, camisetas rosas é o famoso lacinho, que foi lançado pela fundação Susan G. Komem, com isso as ações vem cada vez se intensificando e sensibilizando à todos. Mas mesmo assim o câncer de mama é o que mais mata no mundo, as pessoas acham que nunca vai acontecer com elas e simplesmente esquece ou deixam de lado a auto avaliação e os exames, esse problema, antigamente achava que era só da mulher, mas homens não se enganem, porque vocês não estão livres não, homens também tem câncer de mama, também deve se avaliar e prevenir. O movimento visa chamar a atenção e mostrar a importância do diagnóstico precoce!

Como realizar o autoexame da mama e o que procurar.

  • Caroços (nódulos)
  • Retrações da pele ou do bico do seio
  • Secreções mamilares.



Em outubro e realizado diversas atividades sobre o assunto, entre elas estão o autoexame da mama, mamografia e ultrassom da mama, esse é um mês simbólico, pois a prevenção tem que ser feita sempre, a prevenção não necessariamente tem que ser feita com exames, pois um toque nosso mesmo podemos notar se a algo diferente, errado, se assim notar algo deve procurar um médico para avaliação mais precisa e se necessário exame. Voltando ao outubro rosa, esse mês visa o diagnóstico precoce então a rede pública tem pontos estratégicos em shopping e parque para fazer esses exames e auxiliar na auto avaliação. Para os homens não sei como funciona, não sei se esse atendimento é aberto a eles também, mas para as mulheres é bem simples basta comparecer com documento e cartão do sus, a mamografia e feito apenas em mulheres acima de 40 anos, mas as demais podem participar das palestras e aprender a fazer o autoexame.
Bom, para finalizar esse assunto quero te lembrar que o câncer de mama mata, aliás é o que mais mata no mundo,  a auto avaliação é simples e pode salvar sua vida, se toque, se cuide, se ame, não deixe para amanhã o que pode te salvar hoje.

Esse post foi feito para você e para mim, isso e coisas de quem ama, aproveito para mostrar a nova linha da Dailus, coisas de quem ama.


A Dailus sempre pensando e cuidando de você!



2 comentários:

  1. Outubro é rosa é só amor. Amo a campanha desse mês que alerta a nós mulheres e tenho certeza que ajuda muita gente.

    Beijos,
    Bluelline

    ResponderExcluir
  2. Amo essa campanha e o seu post ficou ótimo <33
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.