27 de julho de 2016

Um dia a menos para o seu pulmão

Tabagismo


Gente hoje vou falar um pouco sobre tabagismo, doença conhecida de todos e amiga intima de muitos!
Se ainda existir alguém que não sabe o que é tabagismo aqui vai, tabagismo é o ato de consumir tabaco com ativo de nicotina. Considerado pela OMG uma pandemia, que necessita ser controlada/combatido. Mas também existe o fumante passivo, aquele que convive com fumantes e acabam inalando a fumaça, esses só porque não colocaram o cigarro na boca, não estão livres, por outro lado, estão consumindo da mesma forma.
Gente, não estou aqui pra passar sermão, ou qualquer coisa do tipo, mas falo de coração se existe alguém dos meus leitores que faça uso ou familiares, ou ainda que seja amigo tente ajudar no sus, existe tratamento, é falo isso por experiência própria fui fumante passiva à anos, pois meus tios, avós e mãe usavam, com 15 anos coloquei o primeiro cigarro na boca para mim mesmo consumir, mas antes já o acendia para minha mãe, parei com 23 anos, hoje com 33, depois da minha segunda gestação por incentivo do meu esposo, hoje em dia ainda sinto falta de ar e sempre que estou ansiosa, nervosa sinto vontade, mas garanto me sinto muito melhor agora, e não deixo essa vontade me vencer.



Voltando a falar do cigarro a fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes, que se constitui de duas fases fundamentais: a fase particulada e a fase gasosa. Essas substâncias tóxicas atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos, contém mais de 60 cancerígenos, sendo as principais:
Nicotina - é a causadora do vício e cancerígena;
Benzopireno - substância que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo;
Substâncias Radioativas - polônio 210 e carbono 14;
Agrotóxicos - DDT;
Solvente - benzeno;
Metais Pesados - chumbo e o cádmio (um cigarro contém de 1 a 2 mg, concentrando-se no fígado, rins e pulmões, tendo meia-vida de 10 a 30 anos, o que leva a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de causar dispneia, enfisema, fibrose pulmonar, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago);
Níquel e Arsênico - armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio.







Bom agora depois de saber de tudo isso, você pensar á já parei mesmo de fumar, estou bem, será mesmo. Está muito enganado quem pensa assim, assim como quem acha que todos os danos serão irreversíveis. Existem dados de estudos que indicam que os benefícios aparecem entre dez e quinze anos depois de deixar o cigarro.

Cito aqui alguns dados bem alarmantes e muitos principalmente fumantes não acreditam.
 Nove mortes por hora. · 80 mil por ano. · 90% dos casos de câncer de pulmão. 
· 80% dos enfisemas pulmonares.
· 25% dos infartos de miocárdio.
· 40% dos derrames cerebrais.
· 10 milhões de pessoas vão morrer nos próximos 30 anos, nas Américas.
· Quatro milhões morrem por ano.

Muitos estudos desenvolvidos até o momento evidenciam que o consumo de derivados do tabaco pode causar quase 50 tipos de doenças diferentes. Está comprovado que o tabagismo é responsável por 25% das mortes por angina e infarto do miocárdio, 90% dos casos de câncer no pulmão, 25% das doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral) e 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia).
Outras doenças que podem ter seu risco de ocorrência aumentado em decorrência do tabagismo destacam-se: hipertensão, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias, trombose vascular, osteoporose, catarata, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, menopausa precoce, complicações na gravidez, entre outras.
Aqui só mais uma observação!



Bom por enquanto é só, logo mais estarei falando de algumas das doenças, mas  vou deixar um Link de um vídeo bem bacana, que mostra um pouco como a fumaça do cigarro age no pulmão e a sujeira que deixa.


Fonte:

2 comentários:

  1. Arrasou no post flor!
    Isso é uma praga !
    beijos
    http://www.tatycamposblog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada taty, realmente é uma praga, acho que as pessoas não tem noção do mal que faz para si mesma e para quem está ao seu redor. bjus

      Excluir

Elenir Oliveira. Tecnologia do Blogger.